REFORÇO EM FIBRA DE CARBONO E OUTROS

I. A Patologia e seus Sintomas

Edificações, eventualmente, apresentam necessidade de reforço em suas estruturas.Tais reforços são necessários quando se observam trincas e fissuras ou deformações exageradas e consequentes quebras de concreto ou, então, quando se desejam aumentar as cargas daquele pavimento ou elemento estrutural.

II. O Diagnóstico e o Laudo Técnico

Tais manifestações externas conduzem à compreensão das causas que levaram àquelas patologias e permitem que possamos identificar a origem e os mecanismos envolvidos.Os reforços são utilizados para restabelecer as condições estruturais previstas pelo calculista e pelo construtor, mas que não se efetivaram. Então, servem para elevar a capacidade importante dos elementos estruturais.

As causas mais frequentes são: execução inadequada ou projeto estrutural deficiente em algum elemento estrutural, ou aumento de cargas atuantes, seja pela construção de mais um anexo, seja pela modificação do layout dos compartimentos.

III. Reforço Estrutural

Aplicação de fibras de carbono em diversos pisos do Pátio Alcântara.

Reforço de fibra de carbono na Termelétrica da Petrobrás.
As escolhas dos materiais e metodologia de trabalho dependem do diagnóstico da patologia. Faz-se então, necessário um projeto de reforço informando materiais e metodologia dos trabalhos a seguir, já se pressupondo que os trabalhos de recuperação tenham sido encaminhados. Nos reforços com compósitos de fibra de carbono, iniciam-se os trabalhos pela interdição dos elementos estruturais, seguido pela descarga dos pesos adicionais. Segue-se o escoramento daqueles elementos. Injeta-se, a seguir, polímeros de baixíssima viscosidade nas trincas e fissuras existentes, de modo a restaurar a integridade do elemento estrutural.

Fresa-se a superfície da estrutura, aplicando-se, a seguir, primer epóxico. Aplica-se, então, epóxi em argamassa para nivelamento da base onde serão coladas as camadas de fibra de carbono. Finalmente, revestem-se as superfícies com compósitos de fibra de carbono.

IV. Garantia

A garantia é de 5 anos, conforme preconizado pelo Código Civil.

V. Plano de Manutenção

É conveniente o estudo e a implantação de um Plano de Manutenção